Clínica Elkis Intervenção - Radiologia intervencionista
A embolização da varicocele é um tratamento inovador que não necessita de cortes e nem cirurgias complexas

CBR

SoBRICE

CIRSE

SIDI
Clínica de Radiologia Intervencionista Henrique ElkisMédico Especialista Dr. Henrique Elkis
Dr. Henrique Elkis . CRM: 97865 . Médico Radiologista Intervencionista e Cirurgião Endovascular
Tweetar
Enquete Elkis

Você já conhecia os benefícios da embolização de mioma?

Sim
Não
Gostaria de entender melhor

Como funciona?

A Radiologia Intervencionista ou Cirurgia Minimamente Invasiva atua em todas as áreas e órgãos do corpo humano.

Para isso os Radiologistas Intervencionistas fazem uso de um acesso percutâneo, ou seja, a punção de uma veia ou uma artéria, normalmente da virilha ou do braço, com anestesia local.
Os procedimentos
são realizados com
alta tecnologia.

Embolização de varicocele  


A varicocele se forma devido a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, ou seja, são varizes das veias testiculares. A varicocele está presente em 15% da população (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade. O pico de incidência ocorre entre os 15 e 25 anos.

Na maioria das vezes a varicocele ocorre ao lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo. Isso acontece porque existe uma grande diferença entre as veias testiculares esquerda e direita. Enquanto a veia direita finaliza na veia cava que possui calibre maior em um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

O tratamento da varicocele é indicado quando há diminuição do tamanho do testículo ou quando o espermograma estiver alterado, especialmente em homens com dificuldades para ter filhos. O tratamento pode também ser indicado se houver sintomatologia local, como dor testicular.

Como a doença é progressiva, recomenda-se também o tratamento nos homens solteiros, portadores de varicocele clínica e com análise dos espermatozóides alterada. O objetivo do procedimento é a interrupção do fluxo de sangue pelas veias dilatadas, sendo importante preservar a artéria testicular, que nutre o testículo, bem como o canal responsável pela vascularização, e os vasos linfáticos que transportam a linfa do cordão espermático e dos testículos.

Mioma na menopausa
Quais exames detectam a infertilidade masculina?

Para o diagnóstico de infertilidade masculina, o médico deve levantar o histórico completo do paciente, realizar exame físico e solicitar um espermograma (análise seminal).

Em casos muitos específicos, o especialista pode precisar ainda de avaliação endócrina e hormonal, ultrassom escrotal, screening genético e biópsia testicular.








O tratamento da varicocele é indicado para qualquer paciente?
O tratamento da varicocele é indicado aos pacientes que apresentam sintomas, infertilidade ou sinais de atrofia do testículo.

Como tratar a varicocele?
Para tratar a varicocele, existem três tipos de tratamento. São eles:

1.) Embolização da varicocele: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral (na maioria das vezes apenas sedação) e o procedimento dura apenas uma hora em média.

2.) Cirurgia aberta: a cirurgia aberta é um procedimento simples, normalmente realizado com anestesia geral (em alguns casos com anestesia local). Dura 45 minutos e o paciente costuma ter alta no dia seguinte. Devido ao edema, indica-se o uso de um apoio para a bolsa escrotal durante alguns dias. O paciente deve evitar esforço físico por duas a quatro semanas e relações sexuais por 10 dias.

3.) Cirurgia laparoscópica: é menos usada, pois possui tempo operatório maior e a alta hospitalar demora aproximadamente 48 horas. A única vantagem é o fato de a incisão ser menor.

O que é a embolização de varicocele?
A embolização de varicocele é um revolucionário método para tratamento da varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A embolização é realizada por meio de uma pequena incisão na virilha, por onde um cateter é introduzido na veia femoral que faz um mapeamento venoso e detecta no testículo quais são as veias afetadas. Por esse cateter são injetadas substâncias embolizantes, que ocluem as veias alteradas impedindo o acúmulo de sangue. Finalizado o procedimento, o cateter é retirado e o paciente fica em observação por apenas algumas horas, recebe alta no mesmo dia e pode voltar à vida normal 24 horas depois, sendo necessário apenas evitar esforço físico. Em pouco tempo, o paciente volta a produzir espermatozóides.

Quais as vantagens da embolização de varicocele?
Dr. Henrique Elkis lista uma série de vantagens aos pacientes que optarem por tratar a varicocele por meio da embolização de varicocele, como:

  • Como não há risco de infecções na embolização, a incidência de complicação é praticamente nula;

  • Anestesia local, enquanto que na cirurgia é necessária anestesia geral;

  • Para os pacientes que possuem também varicocele bilateral, a embolização permite o tratamento simultâneo em um só procedimento e com um único ponto de punção venosa. Já na cirurgia são necessárias duas incisões separadas;

  • É tão eficiente ou mais se comparado à cirurgia, proporcionando o aumento do número e da qualidade dos espermatozóides, além do índice de fertilidade no homem;

  • Não demanda incisões na área escrotal ou no abdômen para sua realização;

  • Por ser um procedimento ambulatorial, a embolização requer menos tempo de recuperação. O paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte, enquanto a cirurgia pode afastar o paciente das atividades normais por até 30 dias, entre outras.

Quais são os sintomas da varicocele?
Na maioria das vezes, a varicocele é assintomática. Quando há sintomas, os mais comuns são dor e inchaço, em razão do aumento da pressão sanguínea, principalmente durante a prática de esportes ou esforço físico. A sensação de peso na bolsa escrotal piora em pé e alivia ao deitar-se. Isso acontece porque o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração e a drenagem torna-se mais fácil. Mas a dor não é o pior problema da varicocele, mas sim o risco de infertilidade.

Como diagnosticar a varicocele?
Ainda que assintomática em muitos casos, o diagnóstico da varicocele é feito através do exame físico (palpação do cordão espermático) e confirmado pela ultrassonografia testicular, que verifica a dilatação das veias e, se necessário, pode também avaliar a presença de massas abdominais. Já a infertilidade pode ser comprovada no exame do sêmen, conhecido como espermograma.

Por que é importante o diagnóstico precoce da varicocele?
Se a varicocele não for tratada a tempo, pode levar à atrofia testicular, com a diminuição do tamanho do testículo, o que ocasionará uma infertilidade irreversível pela ausência de produção de esperma.

Por que a varicolece causa infertilidade?
Os testículos são órgãos que ficam fora do corpo e, por essa razão têm uma temperatura mais baixa que o resto do corpo. Isto ocorre porque os mesmos funcionam melhor em temperaturas mais baixas que a do nosso organismo. Quando ocorre a varicocele, esse represamento de sangue na bolsa escrotal aumenta a temperatura da mesma, causando estresse para ambos os testículos. O resultado final é uma queda na taxa de espermatozóides (oligospermia) e grande diminuição na sua mobilidade, levando à infertilidade. Pelo mesmo motivo também pode ocorrer a atrofia testicular.


Recomendação médica:
Dr. Henrique Elkis explica que apesar dos vários aspectos obscuros e controversos a respeito da varicocele, é inegável que o tratamento pode devolver a fertilidade a muitos pacientes. Portanto, se existir suspeita ou queixas compatíveis com a presença de varicocele, o correto é procurar um urologista para avaliação do caso.  

Vale esclarecer ainda que a varicocele atinge mesmo os homens que já tiveram filhos. Provavelmente porque já tinham a doença, mas não era tão grave a ponto de atingir a fertilidade. 
Em caso de dúvidas envie um e-mail para: duvidas@henriqueelkis.com.br

Fontes Bibliográficas


Se você ainda está com dúvidas envie um e-mail para o Dr. Elkis.

Escreva aqui a sua dúvida

Nome*

Por favor me chame de...

Email *

Telefone Fixo *

Celular

Motivo do seu contato
Aneurisma
Câncer
Hipertensão Arterial
Infertilidade Masculina
Mioma Uterino
Quimioembolização Hepática
Varizes das Pernas
Outros
 


CopyRight © 2013 . DR. HENRIQUE ELKIS - Clínica de Radiologista Intervencionista . Cirurgia Endovascular - Todos os direitos reservados. | www.HenriqueElkis.com.br | BRASIL      Convert mkt
LiveZilla Live Help