O aneurisma ocorre quando um vaso sanguíneo ou artéria se dilatam de forma anormal, devido a uma falha muscular da parede da artéria. Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.
A causa da ocorrência do aneurisma não está definida. No caso do aneurisma cerebral estima-se que, em aproximadamente 85% dos casos, a dilatação se desenvolva no Polígono de Willis, na base do cérebro, envolvendo as artérias carótidas internas e seus ramos maiores. Na ocorrência do aneurisma da aorta abdominal a dilatação ocorre devido a fragilidade na parede da aorta. Este enfraquecimento pode estar relacionado à hereditariedade, lesões ou outras doenças.
O aneurisma da aorta abdominal, quando não operado, pode desencadear complicações na saúde, como o desenvolvimento da trombose aguda, embolia arterial, entre outros. Os aneurismas, nos dois casos, que se encontram em processo de ruptura ou expansão rápida, são sintomáticos e tem indicação cirúrgica indiscutível.
O tratamento do aneurisma tem como objetivo controlar os sintomas e prevenir futuros sangramentos. A cirurgia é o tratamento primário para um aneurisma cerebral. Neste procedimento a base do aneurisma é fechada com grampos, suturas ou outros métodos para evitar que o fluxo sanguíneo flua pelo aneurisma. Este método chama-se embolização e é minimamente invasivo.
Já no caso do aneurisma da aorta abdominal a cirurgia consiste na retirada do aneurisma, para restabelecer o fluxo arterial. Na cirurgia convencional, é feito uma incisão no abdômen e pinçamento da aorta para a interposição da prótese. Na técnica endovascular é colocada uma prótese internamente ao aneurisma, com exclusão do mesmo.
O método e forma de tratamento são determinados pelo neurocirurgião, que determina o procedimento que deve ser realizado de acordo com o caso do paciente.
Cuidados pós-operatórios
Após a realização da cirurgia o paciente deve seguir as orientações médicas para total reestabelecimento da saúde.
Manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são essenciais para a manutenção da qualidade de vida.