Mesmo na menopausa as mulheres já podem contar com tratamentos alternativos como a embolização de mioma que elimina o tumor sem retirar o útero e sem deixar cicatrizes.
Em alguns casos os miomas também podem aparecer na menopausa, mesmo que na maioria dos casos a tendência é que os tumores diminuam durante a menopausa, há mulheres que desenvolvem miomas nesta fase.
Tratando os Miomas na menopausa
A técnica mais inovadora é a Embolização de Mioma na Menopausa. Descrita pela primeira vez em 1995 por um ginecologista francês, a embolização é realizada por especialistas em Radiologia Intervencionista. Como os miomas são “alimentados” por sangue, o corte desse suprimento leva à morte dos tumores.
Essa técnica é realizada sob anestesia local através da punção de uma artéria da virilha e, com catéteres muito finos, “entope-se” as artérias que irrigam os miomas com pequenas esferas.
O período de internação é de apenas 24 horas, não há cortes ou cicatrizes e a paciente pode voltar rapidamente às suas atividades.
Porque a mulher entra na menopausa?
É importante explicar que a menopausa não é uma doença e, sim, uma consequência da vida adulta da mulher. Por conta dos ciclos hormonais, que têm início na puberdade e chegam até a menopausa. Neste período o corpo da mulher segue ciclos hormonais regulares, que são as menstruações mensais. Os níveis do estrógeno aumentam durante a parte inicial do ciclo, estimulando o crescimento do óvulo que é liberado de um dos dois ovários no meio do ciclo. Após a ovulação, o estrógeno, junto com a progesterona, estimula o espessamento do revestimento uterino em preparação para uma possível gravidez. A não ser que o óvulo seja fertilizado pelo esperma, este morrerá, um “período” menstrual se seguirá e o óvulo e o revestimento uterino se desprenderão.
Nos anos precedentes à menopausa, os ovários funcionam com menos eficiência, resultando em menstruações irregulares e em alguns casos intensas. Depois os ovários páram de funcionar e a menstruação pára, quando surgem os primeiros sintomas da menopausa.
Quando as mulheres entram na menopausa?
Não existe idade pré-determinada para a chegada da menopausa. Geralmente ocorrem em mulheres entre os 45 e os 55 anos, no entanto, pode chegar a partir dos 40 anos, sem que isso seja uma anormalidade, ou mais tarde.
Quais os sintomas da menopausa?
Na maioria das mulheres a principal característica da menopausa é a parada da menstruação. No entanto, em algumas mulheres, a menopausa chega com irregularidades menstruais, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos são:
- Ondas de calor;
- Suores noturnos;
- Alterações do sono, da libido e do humor;
- Menor desejo sexual;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Ressecamento vaginal;
- Dor durante o ato sexual;
- Diminuição da atenção e memória;
- A atrofia dos órgãos genitais pode surgir em seguida.
Segundo estudos divulgados recentemente, as ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa e sua frequência diminui para 30% das mulheres após três anos de menopausa. Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16% das mulheres com 67 anos de idade.
O que pode ser feito para amenizar os sintomas da menopausa?
É importante que a mulher mantenha uma vida saudável, pratique atividades físicas com regularidade, mantenha o peso ideal, procure dormir bem, mantenha suas ocupações do dia-a-dia e suas realizações pessoais. Além de se manter positiva em relação à menopausa, que não é uma doença e, sim, uma fase pela qual todas as mulheres terão de passar.
As ondas de calor acabam com o tempo?
Sim. Elas diminuem e na maioria dos casos desaparecem dois anos depois da última menstruação.
Por que a menopausa afeta a libido da mulher?
O estrógeno mantém a vagina e os órgãos sexuais umedecidos, portanto a secura torna-se um problema quando os níveis de estrógeno caem. O ato sexual torna-se doloroso e o risco de infecção urinária aumenta.
Homens podem sofrer com os mesmos problemas que as mulheres apresentam na menopausa?
No homem, a chegada do envelhecimento físico pode vir junto com a falta desejo sexual, esta última muito ligada ao fator psicológico e, em alguns casos, à diminuição da produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Essa fase é chamada de Andropausa. No entanto, os sintomas não são os mesmos da menopausa e se dão de maneira mais lenta e gradual no homem.
Como devo me alimentar durante a menopausa?
Para ter qualidade de vida nesta fase, as principais recomendações do Dr. Henrique Elkis são:
- Realize atividades físicas ao menos 30 minutos por dia e três vezes por semana. De acordo com um estudo canadense, uma caminhada de 45 minutos algumas vezes por semana pode ajudar as mulheres na menopausa a controlar o peso e oferecer maior bem estar físico e mental. Esses 45 minutos podem, ainda, serem divididos em “passeios” mais curtos sem prejuízo dos efeitos benéficos, o que torna esse exercício muito fácil de ser incorporado à vida das mulheres.
- Tenha uma dieta balanceada, rica em vegetais e frutas, alimentos com grão integral e fibras. Consuma peixes pelo menos duas vezes por semana e limite a ingestão de gordura saturada, escolhendo carnes magras e vegetais.
- Ao consumir produtos, escolha os sem gordura, 1% de gordura ou baixo teor de gordura (exceção feita para peixes).
- Escolher e preparar alimentos com pouco ou nenhum sal.
- Aumente o consumo de fibras (feijão, grão inteiro, outros frutos e produtos vegetais).
- Consuma álcool com moderação e pare de fumar.
É importante explicar que a menopausa não é uma doença e, sim, uma consequência da vida adulta da mulher.
É possível engravidar mesmo estando na menopausa?
Sim e tudo depende da fase em que está da menopausa. Mesmo com a perda da fertilidade existem chances de engravidar, é importante que a mulher não abandone os métodos anticoncepcionais logo que o climatério chegar. Já após um ano de menopausa confirmada, esse risco não existe mais.
O que é a menopausa precoce?
A menopausa precoce surge quando os ovários param de funcionar em mulheres com menos de 40 anos.
As causas ainda são desconhecidas.
A menopausa tem tratamento?
O que tratamos são os sintomas apresentados pela mulher durante a menopausa e tudo depende da qualidade de vida que ela tem. Alguns dos tratamentos indicados são a terapia de reposição hormonal (TRH), os antidepressivos ou outros medicamentos que aliviem os sintomas em cada caso. Quando os miomas surgem, o tratamento mais indicado é a embolização de mioma na menopausa. A reposição hormonal ajuda a amenizar os sintomas do climatério.