Tumor uterino, leiomioma, mioma ou fibroma.
Durante a rotina os sintomas podem parecer normais, no entanto é recomendado avisar o médico de qualquer alteração.
O Mioma é um tumor não canceroso que pode se desenvolver dentro ou fora do útero, tambem pode ser chamado de fibroma. Podem aparecer em formatos múltiplos ou como um mioma único. Estudos relevam que 1 em cada 4 mulheres em idade fértil tem ou já tiveram mioma.
Alguns fatores continuam em estudo sobre a contribuição para o desenvolvimento do mioma:
– Histórico familiar
– Mulheres que estão acima do peso
– Incidência de miomas uterinos é maior nas mulheres negras do que nas brancas.
Miomas ou Fibromas
Podem ser completamente assintomáticos e pequenos, dificultando o diagnóstico.
Porém em alguns casos encontramos um aumento significativo (que pode chegar ao aumento anormal do abdômen, podendo ser confundido com ganho de peso ou gravidez), necessitando de tratamentos emergenciais.
O crescimento do tumor é exatamente o que inicia os sintomas, que podem variar dependendo da localização, tamanho e número de fibromas.
Os sintomas mais comuns de mioma são: sangramentos leves fora do periodo menstrual, ou ciclos menstruais mais intensos e longos; dores nas pernas e pelvis; dores durante o ato sexual; dificuldade para engravidar ou abortos espontâneos.
A presença de miomas pode expor as mulheres grávidas ao risco de aborto, cabe uma avaliação médica para definir o tratamento adequado. Já se observou casos onde mulheres que têm miomas contemplam uma gestação saudável, sendo o tratamento iniciado após esse período.
O recomendado é a realização do tratamento logo após a identificação do problema, e após um período de 6 meses, as mulheres já podem engravidar.
Vale salientar que existe uma pequena probabilidade do mioma levar à infertilidade.
A presença de um mioma grande gera, além de todos os sintomas descritos acima, o perigo da anemia através de hemorragias fortes (perda de sangue e ferro).
Sangramento menstrual excessivo é uma causa comum de anemia (falta de ferro) em mulheres.
Embolização de Mioma
Entrevista Dr. Henrique Elkis para o Jornal Hoje em Dia.
O mioma surge a partir de uma célula muscular do útero que cresce desproporcionalmente e se apresenta de vários tamanhos diferentes. Veja na reportagem o que especialistas falam sobre os sintomas, seus perigos e como ele pode ser curado.
O que é menstruação excessiva:
• Necessidade de dupla proteção durante o período menstrual;
• Troca do absorvente durante a noite;
• Coágulos de sangue no fluxo;
• Fluxos que duram mais de 7 dias;
• Cólicas fortes.
Sintomas da Anemia (deficiência de ferro):
• Falta de ar;
• Palpitações do coração;
• Dores de cabeça;
• Tonturas;
• Falta de concentração;
• Cansaço;
• Disfunção Sexual.
Durante a rotina esses sintomas podem parecer normais, no entanto é recomendado avisar o médico de qualquer alteração, mesmo que pareça corriqueira.
Caso tenha dúvidas sobre o tratamento de embolização de mioma e seus procedimentos envie um e-mail para Clínica Elkis Intervenção. Lembrando que este contato não substitui uma consulta e a avaliação do Médico Especialista em mioma.
Fontes Bibliográficas sobre mioma