TIPOS DE TRATAMENTOS PARA VARIZES

Para muitas pessoas, as varizes são apenas uma preocupação estética, mas quando não tratadas podem apresentar riscos à saúde,

Mais comum em mulheres e gestantes, as varizes atingem cerca de 20% da população em idade adulta, principalmente por questões hereditárias.

VOCÊ DESCOBRIRÁ O QUE SÃO VARIZES E:

Seus tipos e sintomas
Quais são os tratamentos
Cirurgia de Varizes Convencional
Embolização de Varizes

Varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Mais comum em mulheres e gestantes, as varizes atingem cerca de 20% da população em idade adulta, principalmente por questões hereditárias.

Tipos de Varizes

pernas-varizesVeias Tronculares: São grossas, saltadas e bem visíveis na pele;

Veias Reticulares: Visíveis, mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada;

Telangiectasia: Pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”. 

 
 
 
 
 
 
 
 

Sintomas das Varizes

Peso e cansaço das pernas: Sensação de que você não consegue dar outro passo e uma necessidade urgente de sentar-se para descansar.

Dores nas pernas: Sensação de dor que pode ser percebida dentro e fora da perna.

Inchaço nas pernas: Pernas visivelmente mais inchadas, ou com diâmetro maior do que o normal.

Veias varicosas (ou varizes) visíveis: Quando suas veias estão dilatadas, elas frequentemente causam inchaço e parecem azuis, salientes, tortuosas e visíveis através da pele.

Sensação de formigamento nas pernas: A sensação de inquietação e coceira dentro das pernas.

Tratamentos de Varizes:

Cirurgia de Varizes Convencional: A cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes (veias doentes), e a recuperação dura em média 3 a 10 dias.

Cirurgia de Varizes a Laser: Indicada para o tratamento de veias como a safena, com este método não é necessário remover as varizes (veias doentes), e o tempo de recuperação no pós-operatório é menor que o da cirurgia convencional.

Escleroterapia para Microvarizes e Vasinhos: O tratamento de escleroterapia não exige cirurgia. O médico especialista avalia e identifica o calibre da veia, e dependendo do caso pode se optar pelas aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Este método é mais utilizado em vasinhos e microvarizes.

O tratamento de Radiologia Intervencionista

Uma outra opção é o tratamento das varizes através da Radiologia Intervencionista que é um avanço da medicina, com procedimentos minimamente invasivos, trata as varizes de forma rápida e segura.

Cirurgia da Safena

A cirurgia de safena pode ser feita pelo método convencional, onde o Cirurgião Vascular, para realizar o procedimento de retirada da safena, faz um pequeno corte na virilha e outro na altura dos pés, pinçando a veia e dessa forma, removendo-a.

Um outro método pode ser feito através da Radiologia Intervencionista, que pode tratar as varizes utilizando uma técnica minimamente invasiva e em alguns casos não é necessário anestesias, cortes ou internações.

Pouco semelhante ao método convencional, o médico radiologista intervencionista remove as varizes utilizando um ultrassom como guia e assim punciona um cateter através da safena doente com uma agulha muito fina, injetando uma substância que vai neutralizar a veia, e dessa forma fará com que o sangue procure novos caminhos.

O estado avançado da doença

O não cuidado com as veias doentes podem ocasionar edemas e úlceras.
Veias doentes com refluxo venoso são chamadas de varizes ou veias varicosas.

O refluxo surge quando ocorre o mau funcionamento das válvulas. Isso faz com que o sangue se acumule em locais indevidos e posteriormente alguns sintomas se manifestem, como: a fadiga, dor, queimação e até mesmo coceira.

Na tentativa de um alívio rápido para o desconforto, medicamentos podem ser receitados, assim como repouso com as pernas elevadas, porém é importante ressaltar que mesmo que ocorra a redução dos sintomas, a doença subjacente não é eliminada.

No caso do não tratamento, complicações podem acontecer, como por exemplo: eczema, inflamações, coágulos, úlceras, tromboses, etc. Estas complicações também podem ser tratadas através da radiologia intervencionista.

Recomendações para evitar as varizes

  • A princípio, evite ficar de pé e parada na mesma posição por muito tempo. Se for obrigada a fazê-lo, procure movimentar-se, pois dessa forma fará com que os músculos das pernas ajudem o sangue a circular;
  • Procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos, assim facilitará o retorno do sangue para o centro do corpo;
  • É muito importante usar meias elásticas. Os resultados serão melhores ainda se você as calçar logo cedo, antes de levantar da cama;
  • Por fim, caminhar é fundamental para prevenir varizes.

Leitura complementar:
Ministério da Saúde