Menstruação excessiva

O mioma causa aumento excessivo dos dias de menstruação, da quantidade de sangramento e da intensidade das cólicas menstruais.

A menstruação torna-se excessiva quando começa a acontecer de forma frequente e intensa, geralmente depois de 21 dias após a última e quando o fluxo menstrual excede o período de 7 dias. As causas podem incluir alguns fatores, mas é importante dar uma atenção maior quando ocorre durante a idade fértil, pois pode ser um indicativo para miomas uterinos.

Miomas são tumores benignos que costumam se desenvolver durante a idade fértil da mulher, sendo assim, quando esta se encontra no período não reprodutivo da vida (menopausa), a tendência é que os tumores diminuam. Suas causas ainda são desconhecidas, mas sabemos que a hereditariedade, assim como os hormônios progesterona e estrogênio são fatores que influenciam o seu desenvolvimento.

Na maioria das vezes, o mioma não dá nenhum sinal de que está presente, porém em alguns casos a mulher pode apresentar sangramentos e um período menstrual mais prolongado. Por esse motivo, é muito importante prestar atenção ao surgimento desses sintomas, para que seja diagnosticado e iniciado o tratamento.

É importante ressaltar que os miomas são relativamente comuns, e atualmente, com o avanço da medicina, os procedimentos minimamente invasivos ganharam espaço e os métodos convencionais, como a retirada do útero, se fazem cada vez menos necessários. No entanto, embora todos possuam eficácia comprovada, é importante não descartar nenhuma opção, pois o médico especialista é quem analisará a situação e indicará o melhor tratamento.

MAIS RECENTES